
Equipamento de proteçao: por quê não?!
Essa pergunta sempre me intrigou. Já que desde sempre usei e me sinto muito mais segura assim. Mas é raro a galera usar. Achei uma resposta muito interessante e compartilho com vocês: É do Dejours, um psicanalista que estuda a Loucura nas Organizações de Trabalho. Ele diz que a resistência em usar os equipamentos de proteção pode ser um mecanismo de defesa (uma ideologia defensiva) que permite ao sujeito lidar com o intenso MEDO causado pelos riscos a que está exposto. Isso geralmente é compartilhado por todos que se encontram na mesma situação. Banalizar os riscos não é uma ignorância ou descaso - como eu pensava - muito pelo contrário. É uma maneira do cara DOMINAR o medo, que de outra maneira poderia paralisá-lo! Muito maneiro. É uma forma de se manter na atividade.
O problema é se o cara se esbarra com um acidente - como minha amiga Erika. Porque aí a defesa se quebra e a MEDACA que tava sob controle veeeeeeeem com toda força!
Ele não falou do skate, mas certamente o que se aplica ao ambiente de trabalho com os E.P.Is pode ser utilizado aqui. Neste caso só comprando cotoveleira, joelheira e etc e tal pra se haver com o real. Depois do acidente o Marco comprou logo o capacete. Finalmente! (foto)
Enfim, estou estudando pra um concurso e por esse motivo tenho andado bem pouco de skate e menos tempo ainda tenho pra atualizar o blog. Mas me amarrei tanto quando li isso que achei que valia a pena o registro.